UE discute revisão do Direito de Autor

Publicado em

 

A revisão do Direito de Autor na União Europeia está em discussão até ao dia 5 de fevereiro. Qualquer cidadão pode participar no processo de consulta que se encontra a decorrer através do preenchimento de um questionário (Copyright Consultation).

Na informação divulgada pela BAD, associação portuguesa de bibliotecários, arquivistas e documentalistas refere-se a importância da revisão de algumas normas e direitos tendo em conta a evolução tecnológica dos últimos anos.

Todos aqueles que se preocupem com o futuro dos serviços prestados pelas bibliotecas e com o acesso a recursos de informação ou que trabalhem na área da investigação serão afectados pelas decisões tomadas no final deste processo de consulta.

Durante muito tempo, bibliotecários e profissionais de informação, reclamaram por uma revisão do Direito de Autor no espaço europeu. No contexto tecnológico de evoluções extremamente rápidas, não podemos continuar a trabalhar sujeitos a regras criadas antes da existência da Internet.

Através desta consulta pública a Comissão Europeia criou uma oportunidade única para que todos se possam pronunciar sobre quais as alterações necessárias a serem efetuadas.

Assim, todos podemos contribuir com uma visão real de como o Direito de Autor impede as bibliotecas de garantir um acesso igualitário à informação e limita o progresso da investigação e inovação europeias.

Fonte: Notícia BAD Jornal de profissionais de informação

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s