Guerra de tubarões

Publicado em Atualizado em

A guerra Facebook/ Google começa aumentar de tom e a descoberta recente de que a primeira contratou uma agência de comunicação, a Burson-Marsteller, para difundir e “plantar” notícias negativas sobre o Google, merece um debate atento, até porque, brigas à parte, é a classe jornalística que terá de estar atenta a estas atitudes nada claras e, sempre, denunciar os comportamentos menos correctos.
Na webletter da Briefing encontra um curto resumo de um assunto a merecer atenção e debate. Para já faço uma pergunta: alguém dá credibilidade a uma agência que alinha neste tipo de actividades?

O Facebook contratou a empresa de relações públicas Burson-Marsteller para tentar plantar notícias negativas sobre o Google. A notícia foi avançada pelo jornalista norte-americano Dan Lyons e já foi confirmada pelo Facebook.
“Confrontado com evidências”, adianta a notícia de Dan Lyons, um porta-voz do Facebook confirmou a contratação da Burson e citou duas razões: o Facebook “acredita que o Google está a fazer algumas coisas nas redes sociais que causam preocupações de privacidade; “e talvez mais importante”, a empresa “ressente as tentativas do Google em usar dados do Facebook para seu próprio serviço de rede social”.

As acções da Burson contra o Google começaram a gerar burburinho no início do mês, quando o blogger e pesquisador Christopher Soghoian tornou pública uma oferta que recebeu para escrever um artigo opinativo sobre violações à privacidade dos usuários supostamente cometidas pelo Google.

A oferta, feita via e-mail por John Mercurio, da Burson, incluía um tipo de mini-dossier recheado de informações negativas sobre o serviço Social Circles, do Google. Mercurio diz que poderia ajudar na elaboração do artigo e na sua publicação em algum orgão de grande popularidade, citando como exemplos o jornal “The Washington Post” e os sites Politico, The Hill, Roll Call e The Huffington Post.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s