Como escrever conteúdos razoáveis (I)

Publicado em Atualizado em

A redacção de conteúdos escritos é uma das tarefas que tem de ser realizada com eficácia por qualquer profissional de comunicação. De preferência depressa e bem. A melhor técnica continua a ser a prática. Mas logo a par, ou antes, sugere-se muita leitura e atenção ao modo como os outros comunicam. Ler revistas e jornais pode ser um passatempo útil até enquanto se toma um café. Apanhar as páginas de economia de um jornal permite-nos saber a quantas andamos e a conhecer quem é quem. Espreitar a Briefing, Meios e Publicidade, Exame, Executive Digest ou a Markeeter pode ajudar a entrar no métier.
Quando se trabalha numa organização é preciso também conhecer o sector de actividade e a concorrência. Há sítios corporativos, boletins informativos, publireportagens e webletters cuja leitura rápida pode ser benéfica. Para além dos conteúdos escritos em papel, pode-se adquirir alguma prática de pesquisa online. Se não se tem tempo para ver tudo: selecciona-se o essencial ou então opta-se por subscrever webletters ou blogues que nos podem fornecer os conteúdos sobre os assuntos que queremos. O conhecimento e a aprendizagem são um processo contínuo.
O surgimento deste blogue tem a missão de concentrar num só espaço algumas ligações úteis e informações básicas para se saber como fazer em diferentes circunstâncias.
Cada um tem de trilhar o seu próprio percurso. No mediapressure não temos gps mas ajudam alguns gatafunhos para dar… pequenas orientações.

Assim, para escrever cada vez melhor sugerem-se as seguintes espreitadelas:

Press Releases: Dead or Alive?

Also known as a news release, a press release is generally a one- to two-page document exhibiting the “Five Ws” (who, what, where, when, why — and how) of a news briefing. It’s a way of packaging a story to send to members of the media, as well as other parties, by leading them to the most important facts and providing them with ideas for a creative twist or hook to their story.

Para perceber mais sobre newsletters veja AQUI.

Os conteúdos a disponibilizar online devem possuir alguns dos pontos referidos no texto Introduction to Writing Copy for the Web . Entretanto, não faz nada mal dar uma vista de olhos a 10 Tips For Writing Effective Web Copy ou entrar no ritmo de Newsletters — 15 tips on writing, editing . Numa página apenas encontra Guidelines on writing copy for the web.
Em português encontra também Como escrever conteúdo para web-sites?

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